Quem somos

                                                              

 

Este projeto foi inaugurado a 18 de Novembro de 2001, primeiramente sob a denominação de Equipa de Equitação Psico-educacional para a área das Perturbações do Desenvolvimento, posteriormente utilizando a nomenclatura de Equipa de Equitação Psico-educacional para a área das Perturbações do Espectro do Autismo e, atualmente, desde 1 de abril de 2014 este projeto passou a afirmar a sua identidade sob a designação de "Autismo | EPE"

Inicialmente, com objectivos específicos ao nível da investigação científica daí decorrendo uma intervenção psico-terapêutica direccionada, no seu essencial, a crianças diagnosticadas no âmbito das Perturbações da Relação e da Comunicação e/ou das Perturbações do Espectro do Autismo.

Os excelentes resultados obtidos no campo experimental, posteriormente publicados em revistas nacionais e estrangeiras, estiveram na génese desta intervenção, pioneira no nosso país. A Equitação Psico-Educacional (EPE) surgiu inicialmente na Alemanha, na década de 80 do século XX, tornando-se rapidamente num terreno fecundo à realização de diversos estudos empíricos, nomeadamente em Portugal, que vieram justificar a necessidade de implementar programas terapêuticos com benefícios comprovados.

De acordo com a nossa perspectiva, e centrada em populações portadoras de um diagnóstico no âmbito do Espectro do Autismo, constitui-se como uma intervenção de longa duração que visa benefícios ao nível da relação, da comunicação e do comportamento. Assume preocupações especificamente psicológicas, psico-terapêuticas, e pauta-se por uma abordagem de carácter integrativo tanto do ponto de vista conceptual, como do clínico e ético.

Ou seja, privilegia a relação e os fenómenos inerentes à intersubjectividade; define e assume como prioridade o bem-estar das crianças, dos jovens e de suas famílias; distingue-se por uma atitude que VALORIZA A PESSOA em detrimento da patologia, reforçando as suas competências e os seus talentos, ao mesmo tempo que promove o seu desenvolvimento sensório-motor, cognitivo e afectivo, tendo como aliado o cavalo (enquanto catalizador e harmonizador de uma relação terapêutica da qual faz parte).